top of page
portal_edited_edited_edited.jpg

Um pouco de história...

         Com as obras de construção iniciadas em 1977, o Parque Zoológico de Bauru foi inaugurado em 24 de agosto de 1980, contando com um pequeno número de animais, a maioria deles proveniente do zoológico da cidade de Bastos, que acabava de ser desativado. 

       Localizado em uma área total de 20 hectares, o Zoo Bauru faz limite com o Jardim Botânico Municipal, o qual conserva 280 hectares de cerrado, representando uma das maiores reservas deste bioma no estado de São Paulo. 


      Por estar inserido em área de vegetação preservada, o Zoo Bauru abriga diversas espécies da fauna nativa regional, como o tucano-toco, quati, jacupemba, calango-verde, teiú, entre outras que vivem livremente no local.

Conservação da fauna

     A conservação de animais sob cuidados humanos ou "ex situ" (fora do ambiente natural), realizada pelos zoológicos, é complementar àquela focada no ambiente natural ou "in situ". Diversas espécies ameaçadas de extinção vivem sob os cuidados do Zoo Bauru, que ao longo de sua história comemorou muitos sucessos reprodutivos.

         Ainda, o Zoo Bauru, por meio da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) trabalha em parceria com outras instituições de conservação, atuando em programas de manejo ex situ de espécies ameaçadas.

           Além dos cuidados com os animais do plantel, o Zoológico de Bauru auxilia os animais da natureza que chegam por meio da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros. Vítimas das ações humanas no ambiente, como os atropelamentos, queimadas e tráfico, estes animais passam por tratamento veterinário e sempre que se tornam aptos retornam ao ambiente natural.

Nossa estrutura

          Ao longo de 42 anos, o Zoo Bauru pode se expandir em tamanho e qualidade, seguindo em processo contínuo de melhoria e modernização, de acordo com os princípios que fundamentam sua existência: o bem-estar dos animais, a conservação das espécies, o desenvolvimento da educação ambiental e da pesquisa científica. Devido ao trabalho que vem sendo realizado, hoje é considerado um dos maiores atrativos turísticos da região. 

       Com 50.000 m² de área construída,  o Zoológico de Bauru dispõe de estacionamento gratuito, rampas de acessibilidade, sanitários, fraldário e praça de alimentação, além de lanchonete e loja de souvenir.

bottom of page