Programa de
Educação Ambiental
O Zoológico de Bauru é em sua essência um espaço não formal de educação. A área de visitação conta com diversos painéis informativos, possibilitando uma rica visita autoguiada. Além disso, são desenvolvidos diversos projetos, que juntos compõem o Programa de Educação Ambiental. Conheça nossos projetos:
Visitas escolares agendadas
As visitas de grupos escolares podem ser agendadas de terça a sexta-feira, dentro de período letivo, de manhã ou à tarde. Todos os grupos são recepcionados pela equipe de educação ambiental. Neste encontro com duração aproximada de 15 minutos são abordados assuntos como histórico e objetivos do Zoológico, origem dos animais, extinção de espécies e regras de comportamento.
Veja aqui como agendar
Visitas monitoradas
As visitas monitoradas são guiadas por um membro da equipe de educação ambiental. Podem ser agendadas de terça a sexta-feira, em dois horários: a partir das 8h e a partir das 13h30min. A idade mínima para participação é 05 anos e podem ser atendidos até 40 estudantes por vez. O objetivo e roteiro da visita monitorada são estabelecidos previamente junto ao responsável pelo grupo, podendo abranger diferentes temáticas (animais do cerrado, cadeia alimentar, aves do Brasil, por exemplo).
Veja aqui como agendar
Curso de Férias
O tradicional Curso de Férias do Zoológico é um projeto destinado à crianças e jovens, com o objetivo de estimular o aprendizado e reflexões sobre as questões socioambientais da nossa atualidade. Ocorrendo sempre nos períodos de férias escolares, nos meses de janeiro e julho, o Curso de Férias envolve diversas atividades educativas realizadas de maneira lúdica, como caça ao tesouro, grito de paz, brincadeiras, dinâmicas, rodas de conversa, visita noturna, entre muitas outras. Dividido em três módulos, o Aprendendo e Brincando no Zoo é direcionado para crianças de 04 a 06 anos, o Eco Zoo Mirim para crianças de 7 a 10 anos e o Eco Zoo para jovens de 11 a 15 anos.
O Bicho do Mês
O Bicho do Mês é um projeto que visa estimular a leitura e o aprendizado sobre as espécies que vivem no Zoo Bauru. A cada mês um animal é eleito e são distribuídas pistas pela área de visitação. As pistas são informações que partem da mais abrangente para a mais específica, assim o visitante levanta diversas hipóteses e segue um roteiro até chegar ao recinto do animal escolhido, onde encontrará um painel com curiosidades sobre a espécie.
Clube de Agentes Multiplicadores
O Clube de Agentes Multiplicadores (CAM) é um projeto gratuito que tem como objetivo despertar o pensamento crítico sobre as questões ambientais, estimulando reflexões, socialização, trabalho em equipe e o aprender de forma lúdica. O projeto é voltado para crianças/jovens de 07 a 12 anos, com encontros todas as segundas-feiras, no período da tarde. O CAM tem duração de um semestre, com abertura de novas vagas todos os anos.
O Zoo em em rede: conectados pela educação
O projeto abrange todas as possibilidades de ações educativas realizadas pela internet, como visitas monitoradas, palestras e participação direta em aula. A solicitação de atividades virtuais são feitas pelo e-mail educacaozoobauru@gmail.com. Além disso, o Zoológico de Bauru produz diversos conteúdos informativos e educativos para suas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube).
Meliponário didático
O meliponário do Zoológico de Bauru tem como objetivo a criação de abelhas melíponas nativas da região e o fortalecimento de suas colmeias, visando que estas enxameiem para o ambiente natural para exercer seu importante papel de polinização. Além disso, a estrutura possibilita o desenvolvimento de atividades educativas e conta com caixas didáticas, onde é possível visualizar o interior de uma colmeia e observar o comportamento das abelhas.
Programa Municipal de Educação Ambiental (PMEA)
O Programa Municipal de Educação Ambiental de Bauru (PMEA) é voltado aos alunos do Sistema Municipal de Ensino de Bauru e articula visitas a oito espaços não formais de educação existentes em Bauru e região: Observatório de Astronomia da UNESP, Museu do Café de Piratininga, Museu Ferroviário Regional, Pinacoteca/Casa Ponce Paz, Zoológico, Jardim Botânico, Centro Ambiental Rio Batalha e Estação de Tratamento de Esgoto. Desenvolvido sob a perspectiva da educação ambiental crítica, o PMEA visa despertar nos estudantes reflexões sobre a problemática socioambiental e o sentimento de pertencimento local.
Campanhas educativas nacionais
O Zoológico de Bauru participa das campanhas educativas nacionais da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). O Comitê de educação ambiental da AZAB fornece os materiais educativos para a realização das campanhas, que acontecem em diversos zoológicos e aquários brasileiros associados a AZAB. As campanhas acontecem em parceria com projetos de pesquisa da fauna em vida livre e visam despertar o interesse sobre as espécies e os problemas que enfrentam. Já foram trabalhadas as seguintes campanhas: "Minha amiga é uma anta", "Tem tatu na toca", "Sou amigo do lobo", "Ano do papagaio", "Quanto mais mico melhor", "Levante esta bandeira", "Pode ir deixando o cavalinho no mar" e "Não deixe as cores se apagarem".
Projetos em parceria
Sendo um espaço não formal de educação, o Zoológico de Bauru abre possibilidades para o desenvolvimento de diversos projetos educativos em parceira com outras instituições. Alguns dos projetos realizados em parceria são: Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB), Bio na Rua, Biologando no Zoo Bauru e curso para professores. Instituições interessadas podem entrar em contato pelo e-mail educacaozoobauru@gmail.com.